Mastologista Hospital Albert Einstein

Revista Veja – Quando tratar menos é melhor no Câncer da Mama

Veja abaixo trecho da participação do Dr. Frasson nesta matéria:

O arsenal de drogas, eficientíssimo, associado a investigações minuciosas, inaugurou uma realidade ancorada num paradoxo: quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores são as chances de o tratamento ser excessivo. Diz o mastologista Antonio Frasson, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e professor da PUC do Rio Grande do Sul: “Muitas mulheres foram curadas com os avanços tecnológicos nos últimos anos, mas outras tantas receberam tratamentos agressivos sem necessidade”.

Para ver a matéria na íntegra, por favor clique no botão abaixo

Matéria Revista Veja

Os pacientes com tumores ainda muito iniciais e pouco risco de agressividade convivem com uma crescente (e ruidosa) tendência: a redução do volume de terapias em casos específicos. É o começo de uma nova era na Oncologia, desafio para médicos e pacientes.

Qualquer proliferação celular anárquica, incontrolável e incessante que invade os tecidos, com capacidade de gerar metástases em várias partes do corpo e que tende a reaparecer após tentativa de retirada cirúrgica ou a levar à morte se não for adequadamente tratadas.

O arsenal de drogas, eficientíssimo, associada às investigações minuciosas, inaugurou uma qualidade ancorada num paradoxo: quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores são as chances de o tratamento ser excessivo. Diz o mastologista Antônio Frasson, mastologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e professor da PUC do Rio Grande do Sul: “Muitas mulheres foram curadas com os avanços tecnológicos nos últimos anos, mas outras tantas receberam tratamentos agressivos sem necessidade”.