(11) 2151-3119 | WhatsApp: (11) 94480-7750 secretaria@drfrasson.com.br

Radioterapia intraoperatória de mama

radioterapiaintrav3

Uma nova técnica, que está sendo testada na Europa e nos Estados Unidos, permite a aplicação de uma dose única de radioterapia, ainda durante a cirurgia. Depois de passar três anos trabalhando em Milão, o mastologista Antonio Frasson, coordenador do Centro da Mama do Hospitla da PUCRS, trouxe a técnica para o Brasil, em 2004.

• Para quem é indicado: o procedimento é indicado para mulheres com mais de 50 anos, que tenham um tumor único e com menos de 2,5 centímetros.

• Como funciona: ainda na mesa de operação, logo depois de o tumor ser retirado, aplica-se uma única dose de radiação no local em que surgiu o câncer, para evitar o seu reaparecimento ali.

• Vantagens: a radioterapia intra-operatória livra a paciente dessa rotina de ir ao hospital para fazer o tratamento radiológico, não causa irritação nas mamas e permite o início imediato da quimioterapia.

Com esta nova técnica, o tempo total de tratamento da radioterapia é reduzido para apenas alguns minutos, pois é realizado durante o ato cirúrgico. – Dr. Antônio Luiz Frasson

drfrassonemcirurgia